top of page
Minha Escolha:
Procure por Tag:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Fique a Par:

Colorimetria Capilar

  • Dayane Barbosa
  • 18 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Colorimetria é a ciência e o conjunto de tecnologias envolvidas tanto na quantificação quanto na investigação física do fenômeno de percepção de cores pelos seres humanos. Em sua etimologia temos do latim COLOR (cor) e METRIA (medida) sugerindo que se trata da mensuração da temperatura da cor, seu grau de matiz, saturação e luminosidade. Está também relacionada à medição do espectro referente à radiação da cor seja ela emitida em luz ou refletida.

Os aspectos psicológicos da cor são objetos de estudo da Psicologia da Cor e seu estudo dentro da composição estética pertence à Cromática, ciência que estuda a harmonia entre as cores. Em suma a Cromática estuda as cores em suas dimensões.

Características

Para aferição da cor, esta será divida em três características específicas - o tom (matiz ou tonalidade), a luminosidade (ou claridade) e a saturação (pureza ou vivacidade).

•Tom - também traduzido como matiz ou tonalidade, é fisicamente o intervalo de longitude de onda entre o qual se pode escrever uma determinada cor. Na prática, é a característica que faz com que possa se reconhecer uma cor como sendo vermelha, uma outra como sendo azul, e assim por diante.

•Luminosidade - também chamada de claridade, é a característica que faz com que a cor apareça mais clara ou mais escura do que uma outra, independentemente de sua saturação.

•Saturação - termo também conhecido como pureza ou vivacidade, é o atributo da cor que indica o grau de saturação de uma cor em termos do seu conteúdo cromático. As cores da natureza são sempre mais ou menos saturadas. As cores mais saturadas são aquelas que não são originárias de pigmentos, mas sim de fenômenos interferenciais. No procedimento fotográfico, especialmente no indireto (negativo-positivo ou positivo-positivo), a saturação do corante tem uma função determinante na qualidade do resultado final.

[endif]

Às cores são divididas em PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS e TERCIÁRIAS.

CORES PRIMÁRIAS:

Também chamadas de "fundamentais", recebem esse nome porque dão origem às demais.

CORES SECUNDÁRIAS:

Também conhecidas como complementares, são formadas à partir da mistura de duas cores primárias na mesma proporção.

CORES TERCIÁRIAS:

É o resultado da soma das três cores primárias no caso do marrom. Às demais cores terciárias, são resultado da mistura de uma cor primária com uma secundária.

Nesse caso, a cor leva o nome das duas.

Ex:

Amarelo + laranja = amarelo alaranjado

ESTRELA DE OSWALD

A estrela de Oswald é uma das principais ferramentas usadas para entender as regras e conceitos utilizados pelos coloristas. Funciona como uma tabela para orientar o processo de neutralização de tons indesejados, além de posicionar o profissional sob quais as diretrizes dos fundamentos da composição de cada marca.

Desta forma, o profissional usa essas regras para eliminar tons incorretos ou criar uma nova cor.

Foi desenvolvida para facilitar o trabalho de coloristas e profissionais que trabalham com cores.

O objetivo é mostrar a forma de neutralizar tons indesejados e fundo de clareamento.

NEUTRALIZAÇÃO DE COR

IDENTIFICAÇÃO DAS CORES

OBSERVAÇÃO:

11.0 E 12.0 são super clareadores. Desenvolvidos para serem usados com OX de 40vol para alcançar um maior clareamento.

TONS DE REFLEXO OU NUANCES

GRAUS DE REFLEXO

FUNDO DE CLAREAMENTO

Não vou me estender nesse post.

Vamos falar de clareamento em um outro post.

Espero que tenha ajudado com essas informações.

Beijos da Day! 💋

Commentaires


Blog criado para  espalhar conhecimento na área da beleza e saúde.

bottom of page