top of page
Minha Escolha:
Procure por Tag:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Fique a Par:

Clareamento dos fios

  • Dayane Barbosa
  • 19 de mai. de 2017
  • 3 min de leitura

O processo de clareamento é obtido à partir dos oxidantes, elementos químicos que alteram a composição de uma estrutura pela ação do oxigênio. O mais utilizado é a água oxigenada, sua fórmula química é (H2O2). É composta e água + oxigênio. É importante saber que o grau de clareamento atingido, depende da volumagem do oxidante.

OBSERVAÇÃO:

O peróxido de hidrogênio não abre a cutícula do cabelo pois seu PH (potencial de hidrogênio) é 3,5 (ácido) não tem poder de abertura de cutícula. Uma vez que uma solução de ph ácido se coloca sobre uma base de ph também ácido, suas cargas positivas de íons de hidrogênio (Cargas iguais) se repelem causando uma leve dilatação, mas nunca uma abertura total.

O uso do oxidante com a coloração é necessário para os resultados de cores bem sucedidos. É uma base que permite que os ingredientes se misturem formando uma consistência estável e utilizável.

A abertura ou eriçamento de cutícula ocorre quando colocamos uma solução de ph alcalino (acima de 7) numa base ácida (o cabelo tem o ph entre 4,5 e 5,5). A amônia que se encontra na coloração tem o ph acima de 7, é este alcaloide que ao entrar em contato com os cabelos, abrem as cutículas do fio.

PORCENTAGEM DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO E PODER DE CLAREAMENTO

OBSERVAÇÃO:

O oxidante de 20 volumes (6%) não foi desenvolvido para retoques de colorações, pois este causa escurecimento nas emendas de retoque.

TÉCNICAS DE COLORAÇÃO

No processo de repigmentação, deve-se identificar a altura de tom correta para a escolha da coloração a ser aplicada.

EXEMPLO:

Altura de tom 10.0 Altura de tom 7.0 Altura de tom 6.0

Antes Durante Depois

No processo da repigmentação, foi aplicado a tonalidade 7.4, escurecendo assim dois tons e devolvendo pigmentos perdidos no processo da descoloração. Vermelho e amarelo ao se juntarem, formam a cor laranja. Por esse motivo foi aplicado diretamente o 7.4 com OX de 10 volumes para depositar pigmentos. Após o tempo de pausa que durou 20 minutos ,foi enxaguado e aplicado a cor desejada 6.7 com corretor azul para neutralizar o alaranjado e OX de 30 volumes para a fixação da nova cor.

Ao identificar a altura de tom, escurece-se dois tons e deposita os pigmentos perdidos no processo da descoloração (vermelho + amarelo = laranja), depois usa-se o corretor para neutralizar a tonalidade indesejada. Assim, o cabelo não sofrerá um desbote maior e a cor se manterá na mesma altura de tom aplicada.

Pré-Pigmentação

Neste processo escolhemos a altura de tom, mistura-se a cor base escolhida com OX de 30 ou 40 volumes. Ao misturar massa com emulsão, deixa-se repousar por 15 minutos. Nesse período de descanso já ocorreu a explosão de cor, restando assim somente o pigmento para o processo da pré-pigmentação. Aplica-se o pigmento e deixa agir durante 15 minutos.

Na segunda etapa, aplica-se a tonalidade desejada com a mesma volumagem de oxidante aplicado na primeira etapa por cima do pigmento aplicado anteriormente. Utiliza-se o tempo de pausa estipulado pela marca da coloração.

OBSERVAÇÃO:

Nos retoques de pré-pigmentação, este só poderá ser feito na raiz crescida. Caso aplique-se no comprimento, haverá sobreposição de cor.

DECAPAGEM

É o uso do oxidante somado ao pó descolorante para remover pigmentos artificiais dos cabelos para posteriormente aplicar uma cor de nuance mais clara.

Espero ter ajudado com este post.

Bons estudos!

Beijos da Day! 💋

Comments


Blog criado para  espalhar conhecimento na área da beleza e saúde.

bottom of page