Agentes de transformação capilar
- Dayane Barbosa
- 25 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
São elementos químicos utilizados para transformar a forma e a cor dos cabelos. Esses elementos seguem padrões químicos industriais que devem ser bem entendidos e devidamente manuseados por profissionais capacitados. Os mais utilizados para transformar a forma dos cabelos são os Hidróxidos: sódio, lítio, potássio e guanidina, os agentes redutores Tioglicolatos de: amônia, monoetanolamina, aminometilpropanol, tiolactato e tiometacrilato . Temos também as escovas redutoras que são conhecidas como: Progressiva, plastificada, marroquina, botox , selagem e etc...
Ambas à base de formol e derivados, entre eles o famoso ácido glioxílico, ácido glutamínico, as de carbocisteína e etc...
Todos com a finalidade de alisar cabelos, e no caso dos agentes redutores, alisam, reduzem volume e encacheam os cabelos.
São variados os tipos de agentes de transformação, porém requer cuidado na escolha pois no caso dos alisantes, os hidróxidos de: sódio, lítio, potássio e guanidina, são incompatíveis com os agentes redutores Tioglicolatos de: amônia, monoetanolamina, aminometilpropanol, tiolactato e tiometacrilato.
O risco de quebra do fio é grande pois ambos não se combinam.
Um cabelo processado com algum tipo desses ativos devem ser mantidos com os mesmos. Caso o cliente deseje mudar o ativo químico, deve-se esperar o crescimento de novos fios e eliminar os antigos com seções de corte e tratamento.
Alisamento

Os ativos usados para mudar a cor dos cabelos, encontram~se nas colorações e tonalizantes e pós descolorantes. São variedades de cores e marcas, para todos os gostos. Porém os cuidados devem ser mantidos pois alguns alisantes não são compatíveis com colorações e descolorações. Os hidróxidos por exemplo não são compatíveis com descolorações, corre-se um risco grande de quebra do fio. O cuidado também deve ser tomado com alguns tipos de agentes redutores.
Quando se trata de química, nem tudo oque queremos, podemos realmente ter. Excesso de agente químico nos fios podem levar os mesmos ao temido corte químico. Então nada de colocar químicas sem antes fazer uma análise capilar e um teste de mecha pra ver se o cabelo está ápto à receber tal química.
As escovas redutoras, formam uma película em torno do fio, como se fosse uma capa impermeável. O cabelo ao ser processado com essas escovas, acabam amarelando ou desbotando fios louros e coloridos, além de impedir os cabelos de absorverem água, tratamento e pigmentos de cor. Então qualquer produto que se coloca por cima, acaba não sendo absorvido pelo córtex.
São muitas as pessoas que querem ter os cabelos lisos e louros ou até mesmo coloridos. Vale então lembrar que a cor pode ser comprometida pela combinação de químicas, além de saturar os cabelos.
É preciso ter cautela nas escolhas dos ativos químicos utilizados nos cabelos. Busque sempre um profissional para qualquer mudança desejada nos fios.
Cor

Espero ter contribuído com as informações dadas neste post.
Um beijo da Day!
Comments